YouTube para empresas

É  fato que o audiovisual mudou a maneira como vemos o mundo e nós abriu possibilidades brilhantes. E o YouTube  foi o divisor de águas para que pudéssemos ver e viver a revolução dos vídeos.

É pouco provável, que você não conheça a plataforma de vídeo, mas para os desavisados de plantão, aqui vai uma breve introdução :

YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos criada em 2005 por três ex-funcionários do PayPal – Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Em 2006 a Google comprou o site por US$ 1,65 bilhão; desde então o YouTube funciona como uma das subsidiárias da Google. Considerado o segundo mecanismo de busca mais utilizado no mundo, o YouTube Só perde para o Google.

Acredita-se que todos os dias 20 mil novos vídeos são carregados e 30 milhões são assistidos no Youtube. Com isso, o mercado audiovisual está cada vez mais em alta, e como não poderia ser diferente, todos os olhares estão voltados para os vídeos no YouTube.

A expectativa é que o audiovisual domine cada vez mais espaço em nossas vidas, é preciso estar atento às tendências para levar sua empresa cada vez mais próxima do seu público. O YouTube pode ser usado para apresentar ideias, divulgar empresas e produtos, dar suporte a clientes e também serve para educar. Servindo de ponte entre sua empresa e seu público.

QUAIS SÃO AS MANEIRAS DAS EMPRESAS SE FAZEREM PRESENTE NO YOUTUBE

Aqui temos três maneiras de trazer sua empresa para o YouTube que podem ser feitas de acordo com a verba, expectativa e estratégia traçadas pela sua empresa. São elas:

  • Ter um canal empresarial
  • Divulgando conteúdos
  • Anunciando no Youtube

Ter o canal empresarial

Investir em um canal para sua empresa pode ser um ótimo negócio, mas para isso é preciso tempo e investimento. Através de um canal no YouTube é possível mostrar as peculiaridades do seu produto ou serviço para o público. Levante pautas com dúvidas, ensine o seu cliente a como conservar o produto ou como adquirir os serviços, além de interagir e escutá-lo mais de perto.

Divulgando conteúdos

Mas  nem tudo está perdido, para aqueles que não dispõe dos recursos de ter seu próprio canal, a solução é divulgar seus produtos e serviços através de YouTubers que conversem com seu público alvo. É possível divulgar conteúdos extremamente relevantes para seu público alvo usando o canal e a influência de influenciadores digitais.

Mas fique atento, é preciso ter verdade e coerência na divulgação e principalmente que o influenciador tenha de fato interesse no produto e o utilize, e não que o faça apenas pela divulgação. 

Anunciando no Youtube

Outra alternativa para as empresas são os anúncios no YouTube.

Todos nós já nos deparamos com um anúncio no meio do vídeo enquanto assistimos algo no YouTube, muitas das vezes pulamos rapidamente, mas uma vez ou outra sempre nos pegamos com a atenção voltada a concluí -lo e conferir sobre o que se trata.

Isso acontece porque é preciso estudar e analisar o local certo para inserir seu anúncio. Assim como qualquer estratégia de Marketing, os anúncios do YouTube, precisam ser pensados estrategicamente para aparecer para o público certo e no momento, anunciando para sua audiência específica. Se inserido no momento correto, atrelado a de emoção e mensagem passada pelo anúncio, é possível  capturar a atenção  do espectador, levando-o até o fim da mensagem.   

Isso acontece porque quando estamos em um momento de lazer no YouTube ou consumindo vídeos que são de nosso interesse, ficamos mais suscetível à absorver a mensagem passada pelos anúncios que são do nosso interesse. 

E se você ainda tem dúvidas se o YouTube é de fato uma plataforma para sua empresa, aconselhamos que você observe quais assuntos e vídeos estão disponíveis na plataforma. Relacione-os ao campo de atuação do seu negócio e procure observar como o público se comporta consumindo essas informações.