Shadowbanning

A maioria dos digital influencers famosos nem tem ideia do que se trata o shadowban, por um motivo muito simples, eles não precisaram abusar do sistema para conseguir seguidores, porém é muito fácil se deixar seduzir por “promessas” de crescimento rápido. O que é o shadowban, crescimento orgânico, uso de hashtags e automação do uso do Instagram, são tópicos pertinentes para você evitar uma das mais temidas penalidades do Instagram.

De certo modo, o crescimento rápido sempre vai ser um ponto polêmico. Por um lado, se feito com cuidado, pode ser benéfico a curto prazo. Visto que a técnica de seguir-para ser seguido, não segura muitos seguidores. Por outro lado, se for feito sem cuidado, é possível de se encontrar em um shadowban.

Mas o que é exatamente o shadowban? Basicamente, te torna muito mais difícil de ser encontrado. Suas fotos, quando postadas, não aparecem mais na timeline de ninguém. É necessário que as pessoas procurem manualmente as novas fotos ou stories.

O melhor jeito de evitar de ser “shadowbanned” é o crescimento orgânico. Que nada mais são as pessoas te encontrando pelo seu conteúdo postado, pela sua qualidade e não pela insistência. Logo, as pessoas que chegam no seu perfil, chegarão lá porque ficaram interessadas no seu conteúdo e não por acreditarem que “te devem” algo por você ter curtido suas fotos ou tê-las seguido.

O uso de hashtags é um ótimo meio de aumentar o seu escopo. É absolutamente importante que se use # responsavelmente, afinal… O uso indiscriminado das hashtags pode ser um motivo para receber um shadowban.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Cuidado com as suas hashtags!

Assim como, a utilização de softwares que automatizam o processo de crescimento, se detectados pelo algoritmo do Instagram, podem acarretar um shadowban instantâneo. E nós não queremos isso, não é mesmo?

“Mas afinal, como eu sei se eu tomei um shadowban ou não?” Normalmente, é impossível de saber, conversando com as pessoas e ouvir frases do tipo “poxa faz tempo que você não posta nada” quando você tem postado várias coisas. Ou quando, o número de curtidas cai vertiginosamente, podem ser ligadas ao shadowban.

Em resumo, o crescimento orgânico é e sempre vai ser o modo mais seguro e duradouro se você quer ser um digital influencer. É muito importante seguir à risca as regras estabelecidas pela plataforma. Lembrem: quanto mais interação real, mais o Instagram vai promover você!