Saiba as principais tendências do marketing digital em 2021

O fim do ano se aproxima e junto com ele a necessidade de pensar no planejamento de marketing anual do próximo período. Dessa forma, é importante estar atento às tendências do marketing digital para 2021.

A cada novo ano novas estratégias de marketing digital tomam conta das empresas. Por isso, confira a seguir as principais tendências do marketing digital em 2021 e que devem ser consideradas para o seu negócio.

O marketing digital em 2021

Marketing interativo

O marketing interativo é uma estratégia que tem a finalidade de gerar a interação do público com a empresa. Trata-se de uma plano para aumentar o engajamento e, consequentemente, possibilitar a otimização das as ações de marketing da empresa.

Diferente de outras estratégias, o marketing interativo trabalha os relacionamentos para transformar leads em clientes. Além disso, desenvolve e mantém fidelidade dos clientes e facilita a definição e a escolha das melhores formas de contato com o cliente.

Conteúdo gerado por usuários

Essa estratégia por si só já diz tudo, em outras palavras o conteúdo gerado por usuários significa trabalhar os comentários em um post ou nas redes sociais da empresa. Esse conteúdo pode ser aprimorado e usado para prolongar discussões mais profundas e, em alguns casos, em futuras peças publicitárias.

Além disso, os consumidores acostumados a interagir com a empresa são mais propensos a comprar. Isso significa que a empresa precisa se atentar a essa estratégia e investir. 

Conteúdo temporários em diferentes plataformas

Essa tática tem o objetivo de publicar conteúdos temporários e provocar uma resposta imediata do usuário. Essa estratégia efêmera é um tipo de comunicação direto ao ponto, como aqueles conteúdos para os stories, tanto do Instagram e do Facebook.

De acordo com estudos já realizados, essa estratégia de marketing apresenta bons resultados, porque aumenta o laço com os clientes, têm uma alta produção de conteúdo com menos esforço e se encaixa perfeitamente na necessidade e comportamento do usuário. 

 Marketing de nostalgia

O marketing de nostalgia se baseia em produzir conteúdo que aproximem os clientes a lembranças da infância e adolescência. Existem diversas formas de utilizar a nostalgia no seu negócio, pode ser misturado com assunto da sua empresa ou posts que sejam relevantes e divertidos como, por exemplo, aquelas listas “10 coisas famosas dos anos 80”.

Esses tipos de conteúdo geram muito engajamento e deve ser tendência para 2021, porque essas ações têm um baixo custo e causam um grande impacto no seu público. Nessa perspectiva você pode aproveitar e relembrar embalagens antigas, cases e histórias do passado que foram sucesso no passado.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e venha conferir o nosso post sobre como a Magazine Luiza se tornou um dos maiores exemplos de transformação digital no Brasil.