PRIMEIROS PASSOS PARA SE TORNAR INFLUENCIADOR

Para se tornar um influenciador digital você deve entender que não é preciso ter um elevado número de seguidores. Aqui, vamos te mostrar um passo a passo detalhado para conquistar seu objetivo com sucesso!

Antes de qualquer passo, é preciso definir muito bem o segmento, redes sociais que pretende atuar e acima de tudo ser um profundo conhecedor da área. Sem conhecimento técnico que respalde a sua autoridade digital não há como ter sucesso.

1 – Escolha da área de atuação

Uma pessoa se torna um Digital Influencer em função de dois fatores:

  • Seu notável conhecimento em uma determinada área.
  • Sua exposição nos canais online.  

Como um precede o outro, sem a base da autoridade no assunto, não adianta de nada sair em busca de exposição.

Para um melhor entendimento:

  • Pense em um influenciador que você segue.
  • Reflita os motivos que te levaram a seguir este influenciador.

Seja pelo amplo conhecimento em um determinado assunto, pelo estilo de vida, personalidade ou até mesmo interesses, passamos a seguir um influenciador para tomar decisões, nos inspirar e aprender. Afinal, vemos o influenciador como alguém que admiramos e consequentemente confiamos.

2 – Definindo sua Persona

Persona é a representação fictícia do seguidor ideal de um determinado segmento. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas, assim como suas histórias pessoais, necessidades, interesses e objetivos.

Assim como uma empresa definimos Missão, Visão e Valores, o influenciador digital também precisará definir isso para nortear a própria estratégia de exposição nas mídias sociais.

Afinal, cada tipo de persona é uma comunicação e abordagem diferentes, por isso a importância de definir sua persona. Conhecendo a fundo seus interesses e personalidades você terá facilidade para criar os conteúdos e saberá como  quando e onde atuar.

Por exemplo se você é uma maquiadora profissional de Belo Horizonte, para definir sua persona:

  • O que o meu público mais busca sobre a minha área? Tutoriais? Dicas de produtos? Antes e depois? Inspirações?
  • Qual o meu diferencial como profissional na área? Mantenho a qualidade do serviço utilizando produtos com excelente custo x benefício?
  • Qual a minha visão? Ser uma influenciadora reconhecida pela qualidade das maquiagens feitas em clientes e de grande credibilidade por sempre recomendar produtos que realmente experimentei e gostei.
  • Qual o meu valor? Veracidade nas divulgações, ajudar mulheres a se maquiarem de forma profissional em casa.
  • Qual a minha missão? Minha missão é ensinar outras pessoas a fazerem uma maquiagem profissional em casa, ajudar pessoas que buscam por produtos pelo custo x benefício.

3 – Produzindo conteúdo de qualidade

Esse é um dos principais mandamentos do influenciador digital. O conteúdo é uma das principais ferramentas de um influenciador digital, por isso muita atenção a este elemento. A força da sua presença digital se dá muito em razão do conteúdo que você publica e de sua relevância.
Embora muita gente ache que seu conteúdo é “espontâneo” e informal, na verdade ele é fruto de uma bem elaborada estratégia de Content Marketing, que norteia todas as outras ações online. Ou seja, a estratégia de Content Marketing é um método que tem como objetivo gerar resultados para empresas por meio da entrega de conteúdo relevante ao seu público-alvo gerando assim resultados efetivos.
De nada adianta publicar dezenas de posts por dia, se na verdade eles não acrescentam nada a vida das pessoas. Além da questão do conteúdo, é preciso também levar em conta a questão do planejamento e oportunidade das publicações.
É necessário identificar os assuntos de maior interesse do seu público para criar uma pauta de alto engajamento. Além disso é fundamental identificar quais são os melhores dias e horários para estas publicações e com base nisso, elaborar um calendário editorial.
Sem conteúdo relevante não há engajamento e sem engajamento não ocorre a propagação da mensagem. Publicar um conteúdo útil e na hora certa, é fundamental em uma estratégia de marketing nas mídias sociais.
Para um melhor entendimento:
Sou uma maquiadora profissional e vejo como oportunidade as datas comemorativas visto que o meu público busca inspirações, tutoriais e ou dicas de presentes.
Pensando nisso, será criada a seguinte pauta e planejamento:
1 semana antes do Carnaval vou produzir conteúdos apresentando e indicando produtos bacanas e diferentes. Dica! Aposte em produtos que sejam tendência. Por exemplo: Caso esteja na moda produtos de maquiagem com glitter, busque pelas melhores marcas, custo benefício…
Durante a semana do Carnaval vou produzir tutoriais de maquiagens de acordo com o interesse do meu público. Dica! Interaja com seu público, faça enquetes com opções de maquiagens para que eles participem e fiquem ainda mais ativos em seu canal.
Agora que criei minha pauta de conteúdos para o Carnaval, preciso identificar os melhores dias e horários para elaboração do cronograma.
Para isso, o Instagram disponibiliza essas informações no perfil business. Segue abaixo o passo a passo para ter acesso:

.

1- Clique no botão do canto superior direito
2- Clique na aba “Público”

3- Arraste a tela para baixo. Clique em “dias” para verificar os dias que seu público estará mais ativo no instagram e em seguida clique em horários para verificar os horários de cada dia

A partir do momento que você sabe qual o tom e linguagem usar e tem habilidade no assunto, comece a produzir conteúdos úteis, interessantes e que sejam compartilháveis.
Grave vídeos, stories, converse com seus seguidores, crie enquetes, faça com que as pessoas tenham interesse em participar dos seus posts. Gerar conteúdo de qualidade é a única forma de atrair público de maneira orgânica.

Recomendação de especialista:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que deseja, se tornar um influenciador digital. Estes passo a passo vão te guiar para os passos iniciais que você precisa dar em direção ao objetivo. Este é apenas o início, por isso é preciso se aprofundar neste tema e acessar conteúdos complementares a este para crescer cada vez mais nas redes sociais.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*