Marketing digital: os principais erros que sua empresa não pode cometer em 2021

O mercado digital se revigorou, trazendo vários erros e acertos para diversas empresas. Essa transformação digital durante a pandemia foi rápida e os negócios que não se reinventaram ou não conseguiram acompanhar a mudança encerraram as atividades.

Para que isso não aconteça com a sua empresa em 2021, separamos alguns erros do marketing digital que devem ficar longe do seu negócio no próximo ano. Confira no nosso post de hoje.

Os principais erros do marketing digital

Você trabalha o marketing digital dentro da empresa, mas o retorno está abaixo do esperado e você não sabe o que fazer. Isso ocorre porque além de usar as estratégias de marketing para o seu negócio é necessário evitar e corrigir erros.

Falar só sobre o produto ou serviço e ignorar a produção de conteúdo

As pessoas hoje em dia não querem saber só sobre o produto ou serviço. Além disso, elas querem se identificar com o propósito por trás do produto, da marca e história. Portanto, não divulgue só o que está vendendo, produza conteúdos de qualidade sobre o nicho, eduque seus seguidores e mostre que você tem propriedade no assunto.

Focar na mídia social errada

Não é sempre que o consumidor está no Instagram. Muitas vezes você está investindo no local errado ou quer estar presente em todas as redes, mas o seu público não condiz com o ambiente. Conheça bem o seu público alvo, onde ele está presente e o que ele gosta de consumir. Não perca tempo e dinheiro em uma plataforma ou investindo em várias, trace estratégias objetivas ou, então, você vai acabar falando sozinho.

Não analisar as métricas

As métricas não são só números, são pessoas e comportamentos. Ter todos os dados em dia é fundamental para acompanhar o progresso, saber o que está dando certo e o que está fazendo de errado. Não precisa olhar toda hora, mas estabeleça um determinado tempo para estudar com calma, precisão, ter controle do seu tráfego e acompanhar o desempenho nas redes sociais.

Definir métricas imensuráveis

Agora que você já sabe a importância de analisar as métricas é preciso ter paciência e não estipular números que nunca foram alcançados antes. Claro que você busca evoluir, mas é necessário ter calma, para não sentir frustrações desistir se não atingir o objetivo inicial. Estipular metas alcançáveis será mais motivador quando atingi-las. 

Focar somente no número de seguidores

Já falamos em nosso Instagram que a quantidade de seguidores não é tudo, mas é sempre bom relembrar. Muitas pessoas focam nos números e esquecem que o importante é o engajamento. Foque nas interações que seus seguidores estão fazendo no perfil, os comentários, respostas e encaminhamentos.

Não conhecer seu público e não saber como conversar com ele

Antes de produzir qualquer conteúdo em qualquer plataforma é fundamental conhecer o público alvo. Com essa informação você sabe o que produzir, como falar, para quem e onde direcionar. Desse modo você não desperdiça tempo, recursos, sabe o que fazer, como e para quem.

Não analisar a concorrência

Estudar a concorrência não é plagiar o conteúdo e sim estudar o mercado. Essa análise é super importante para você entender o que está vendendo/consumindo em seu nicho, se inspirar, ter novas ideias e conhecer o que os clientes procuram.

Não ter site e blog

Não é resolve nas redes sociais. Como falamos anteriormente, estude o mercado, saiba o que está em alta e procure seu diferencial. Muitas vezes, os sites e os blogs são uma ótima alternativa para vários negócios, não deixe essas plataformas de lado, elas podem se tornar suas grandes aliadas.

Com isso, cuide do seu negócio e invista no marketing digital em 2021. Com o “novo normal” o comércio digital alavancou durante a pandemia, ocasionou inúmeros desafios e a tendência do mercado é aproveitar os clientes no digital para crescer ainda mais nesse meio. Você não pode ficar de fora dessa!

Curtiu esse post? Então confira o nosso artigo sobre o papel do SEO na sua estratégia de marketing.