JORNADA DE COMPRA: APRENDA A GUIAR O SEU CONSUMIDOR E IMPACTAR SUA ESTRATÉGIA

Quando falamos em estratégias que visam aperfeiçoar o desempenho do seu negócio, seja aumentar as vendas ou melhorar a comunicação com o público, é fundamental conhecer a jornada de compra do seu consumidor para conseguir trabalhar da forma certa em cada etapa.

Com ela você consegue visualizar em qual estágio do percurso estão e assim, persuadi-los para as próximas etapas até finalizarem a compra. Portanto, no post de hoje vamos te ensinar tudo o que precisa saber para entender e construir a jornada de compra do seu negócio. 

O QUE É JORNADA DE COMPRA?

Jornada de compra é o caminho que o usuário percorre até tomar a decisão de comprar. 

Atualmente, com os consumidores cada vez mais exigentes, é fundamental se preocupar com o processo de compra desde o contato inicial até o pós-venda. Dessa forma, a experiência de compra hoje em dia se tornou mais relevante do que só o valor e a qualidade do produto ou serviço. 

Por isso, agora vamos explicar quais são as etapas da jornada de compra para que você consiga monitorar os passos dos seus clientes. 

E não se esqueçam que para cada etapa existe um canal de comunicação diferente. (Para saber mais sobre as plataformas digitais e onde cada canal entra na jornada de compra e funil de vendas, é só clicar aqui e acessar nosso último post).

QUAIS SÃO AS ETAPAS DA JORNADA DE COMPRA?

Aprendizado

Na primeira etapa da jornada o objetivo é aprender sobre o produto ou serviço

É importante ter em mente que o usuário ainda não sabe que tem uma necessidade ou obstáculo. Portanto, aqui você deve produzir conteúdos que eles possam se  identificar e despertar o interesse para que fiquem curiosos e querem saber mais. Você pode usar várias técnicas de marketing como: gatilhos mentais, storytelling, copywriting e outras que te auxiliem na comunicação.

Reconhecimento

Agora que o consumidor já descobriu que tem um problema, ele está começando a se interessar pelo assunto e quer saber mais informações. É válido produzir materiais ricos em detalhes e que possam ser encontrados em plataformas de pesquisa como o Google.

Ainda não é o momento de falar sobre sua marca, mas disponibilizar conteúdos informativos mostram credibilidade. 

Consideração

Aqui o futuro cliente já sabe de sua dificuldade e tem mais informações sobre ela, então agora é a hora de procurar quais são os meios para solucionar estes problemas.

Você pode citar várias soluções, mas deve deixar claro que a opção que o seu negócio oferece possui as melhores vantagens. 

Decisão

Depois de passar um tempo analisando cada solução, o cliente decide comprar e se torna uma oportunidade de venda, dando início a fase da conquista

É válido mostrar não só as vantagens do mercado em que o seu negócio está inserido, mas os diferenciais da sua empresa. 

Você pode oferecer descontos, promoções, usar gatilhos mentais com senso de urgência como: “é só até hoje”, “está acabando”, “é para x clientes”, destes grátis, opções de pagamento, brindes e outras coisas que vão induzir o cliente a comprar com você.

ONDE ENTRA O FUNIL DE VENDAS?

O funil de vendas é a técnica que mostra qual é a jornada do cliente desde o seu primeiro contato até a venda

As etapas do funil estão ligadas às fases da jornada de compra, mas no próximo post faremos um conteúdo exclusivo sobre este assunto, explicando todos os detalhes e quais são os seus benefícios para as empresas. 

CONCLUSÃO

Conhecer a jornada de compra da sua empresa se tornou um ponto forte para otimizar os seus resultados, mas é necessário entender as etapas e como se deve trabalhar em cada uma delas. 

Os canais de comunicação e métodos para interagir com o público variam de cada mercado, por isso sempre comentamos sobre a importância de estudar o nicho do seu negócio e comportamento dos seus clientes.

Então, agora que você entende o que é jornada de compra, a próxima etapa é conhecer o funil de vendas. Como falamos anteriormente, vamos te contar no próximo post tudo o que você precisa saber sobre o funil de vendas.