Entenda o que é presença digital e saiba como começar a construir

Alert spoiler: presença digital é mais que redes sociais, como Facebook, Twitter,  Instagram, YouTube, entre outras

A presença digital tem se tornado o alicerce das empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. Diferente do que muitas pessoas pensam não é só ter uma conta em redes sociais. É tudo que a empresa faz online.

Estar presente na internet a longo prazo traz diversos vantagens para a empresa. Portanto, é preciso construir e solidificar a marca.

Quer saber como fazer isso? Continue este artigo!

O que é presença digital?

A presença digital é a forma como a sua empresa se estabelece e usa os meios digitais para criar relacionamento com o cliente. Por isso, tem se tornado primordial na vida de uma empresa. O relacionamento digital passa comprometimento, credibilidade, profissionalismo, além do destaque diante da concorrência. Portanto, se a sua marca não está online você já está um passo para trás. 

Embora seja claro a importância da presença digital também é preciso compreender que a construção é um processo que exige tempo e estratégias. Por isso, quanto mais cedo começar, mais rápidos os resultados chegam.  

Como criar a presença digital?

Identifique seu público online

A estratégia de comunicação precisa ser direcionada para o público. Para tanto, a  orientação é criar uma persona, a personalização do seu cliente ideal. O recomendável é criar o perfil do seu cliente com nome, idade, identidade de gênero, profissão, família, conflitos, etc. 

A criação da persona vai te auxiliar a direcionar seu marketing e você ainda vai conseguir entender como o seu produto pode ajudar o seu cliente. Além de saber como é o comportamento dele no funil de vendas. 

Tenha um site

Uma empresa que não tem um site não é tão lembrada quanto a concorrência que tem presença digital. Além de passar menos confiança, ter menos visibilidade, alcance de vendas e valorização da marca. Algumas pessoas optam por não ter um site, apenas redes sociais. Isso é um grande erro. Um site passa mais credibilidade do seu negócio e é um grande diferencial entre os concorrentes.  

Você tem vontade de ter um site mas não sabe como começar? Entre em contato com um dos nossos consultores e receba todas as orientações necessárias. E se quer saber mais sobre as vantagens de ter um site acesse o nosso artigo sobre Por que eu devo ir para o meio digital?