Entenda o papel do SEO na sua estratégia de marketing

Você sabe o que é o SEO e para que ele serve? Entender como funciona é a primeira etapa para traçar uma boa estratégia de marketing e garantir um bom posicionamento da marca nas ferramentas de busca online. Para se ter uma ideia sobre o papel do SEO são mais de 100 bilhões de pesquisas mensais no Google.

Ter um bom ranqueamento no mecanismo de busca pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso das estratégias de marketing. Por isso, criamos esse artigo para você entender sobre SEO e como ele educa o mercado, gera leads e destaca o seu negócio no meio digital. Acompanhe!

O que é SEO?  

Se você tem um site é muito provável que já tenha percebido que só colocar o projeto no ar não é o suficiente é preciso atrair o público também.  

Para isso, existe o SEO, a sigla representa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismo de Busca. Isso é, um conjunto de técnicas usadas para melhorar a visibilidade do site em mecanismos de busca do Google. Antigamente, a organização dos links era em ordem alfabética. Com o SEO o posicionamento passou a depender da relevância do conteúdo, de acordo com a busca do usuário. 

Esse processo envolve três agentes: a pessoa que faz a otimização no site, os mecanismos de busca e o usuário. Essa estratégia faz o seu site e seu conteúdo ser bem ranqueado pelos motores de busca e se estiver relacionado ao assunto fica no topo dos resultados das pesquisas. Isso gera aumento de tráfego orgânico para o site, autoridade e reconhecimento da marca.

Os três tipos de busca no Google

Existem três tipos de buscas feitas pelo usuário e uma das funções do SEO é traçar estratégias de acordo com o tipo de pesquisa a ser realizado, por isso, é importante entender quais são os tipos de buscas feitas no Google.

1. Pesquisa ou busca navegacional

Também conhecida como pesquisa de atalho essa pesquisa é realizada quando o usuário já sabe qual site gostaria de ir, mas que talvez não lembre o endereço do site. 

2. Pesquisa ou busca informacional

Na busca informacional o usuário procura informações sobre o assunto, seja por meio de notícias ou artigos relacionados.

3. Pesquisa ou busca transacional

Esse tipo de busca é quando o cliente procura fazer uma transação, seja para comprar um produto, encontrar uma loja ou ter outro tipo de contato online com a marca.  

Como começo a fazer SEO? 

Agora que você já sabe como o SEO é indispensável para aumentar seu tráfego, gerar leads e aumentar as suas vendas e hora de entender como começar o SEO na sua marca.

Assim como outras estratégias de marketing a primeira etapa desse processo é o planejamento. Dentro desse processo é necessário responder quais são os resultados a serem atingidos, o que deseja ser alcançado e qual será o percurso para alcançar esse desejo. Além disso, é preciso definir objetivos, personas e aprender a usar ferramentas básicas como Google Analytics e Google Search Console.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e venha conferir o nosso artigo sobre as principais tendências do marketing digital em 2021.