CRÍTICAS NAS REDES SOCIAIS – COMO LIDAR?

É comum vermos comentários desrespeitosos, maldosos e críticas nas redes sociais dos influenciadores.
Nenhum influenciador/marca gosta ou quer um comentário deste tipo em seu canal. Em momentos assim, muitos entram em pânico por não saber o que fazer. Por isso, separamos aqui algumas sugestões do que acreditamos ser eficiente nessas situações:

1- Não entre em pânico
Antes de qualquer coisa, procure manter a calma para pensar com a cabeça fria e assim lidar bem com a situação. Se você se exaltar, é muito provável que responda por impulso e de forma grosseira. Na internet esse tipo de reação se espalha rapidamente e para evitar que você tenha uma má reputação ou dê essa fama para sua marca, busque manter o foco e agir com cautela.

2- Tente perceber porque foi criticado
Por pior que seja a crítica, é importante tentarmos perceber o porquê de ela ter acontecido. Ao fazer esta análise, passamos a ver a situação através do ponto de vista do cliente, tornando mais simples o processo de aprendizagem. Se jamais tentarmos ter a mesma visão do crítico, teremos maiores dificuldades em admitir que a culpa possa ser, efetivamente, nossa.

3- Agradeça
Você recebeu uma crítica sobre seu estilo de vida, trabalho ou produto?
Analise primeiro se foi uma crítica construtiva ou apenas um comentário maldoso. Caso tenha sido uma crítica construtiva, que pode te ajudar a melhorar como pessoa ou negócio, demonstre gratidão pela ajuda. Tentar se defender nem sempre é uma boa ideia. Ao agradecer você vai ganhar muitos pontos pela humildade.

4- Ser solidário
Além de agradecer você pode ser solidário lamentando por aquele cliente ter tipo uma experiência ruim ou por ter errado. Mesmo que não concorde com a crítica, você não estará concordando e sim sentindo muito pela experiência negativa ou má impressão.

5- Pareça mais “real”
Ao responder uma crítica ou reclamação, evite respostas mecânicas ou repetidas para todos da mesma forma para que não fique parecendo que estão conversando com uma máquina.

6- Jamais apague!
Não apague o comentário negativo, mesmo que tenha sido maldoso ou te afetado de alguma forma. Tentar esconder o problema é, automaticamente, tentar invalidar a opinião individual. O que pode deixar a pessoa ainda mais insatisfeita ou decepcionada.

7- Nunca deixe de responder
Não se esconda ao ignorar uma crítica negativa. Mesmo que seja apenas para pedir desculpas ou agradecer, responda e mostre que a opinião dele é importante para você.

8 – Não crie falsos comentários positivos
Criar perfis falsos na web para defender te defender ou defender sua empresa, além de não ser justo geralmente fica nítida a tentativa de manipulação, o que acaba agravando a situação.

9- Seja rápido
O ideal é responder os comentários negativos com rapidez. Atue quase que em tempo real, mesmo que seja para dizer que vai se informar melhor sobre o ocorrido.
Mas lembre-se do tópico 4, não conte com máquinas para isso.

10 – Não alimente os Trolls
Trolls são aqueles que tentam provocar uma discussão e enfurecer as pessoas envolvidas nela. Se você percebeu que essa é a intenção do usuário, mantenha a calma! Seja educado na resposta e se necessário, explique claramente o ocorrido sem se deixar levar pelas intenções do Troll.

11 – Não tenha medo de dizer a verdade
Caso você tenha recebido uma crítica em que acredita que deve expor sua opinião, ressalte com clareza como as coisas são de fato e em que pontos a pessoa está equivocada. Mas antes, busque entender se esta crítica veio de um Troll.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*