Criar para transformar: como o marketing de conteúdo engaja audiências

A sociedade é moldada em constante evolução, e não seria diferente em relação ao marketing de conteúdo. Essencialmente, é uma área que vive das tendências e precisa estar de acordo com as mudanças para crescer. 

Assim, elaboramos este artigo sobre as transformações em que o marketing de conteúdo atua, visando reavaliar a estrutura desse segmento para entender melhor o público. Boa leitura!

Marketing de Conteúdo

Aqui, o marketing de conteúdo é um segmento que trabalha com o cliente e não a marca, visa criar um material relevante e qualificado ao público, sendo assim mais dinâmico que o método tradicional.

Com ele é possível estimular a prática do marketing “boca a boca” — prática em que seu cliente elogia sua marca para outros potenciais compradores. Como não há investimento financeiro envolvido, essa prática é excelente para todo tipo de empresas.

Segundo a Hubspot, 90% dos usuários fazem uma pesquisa antes de fazer uma compra, isso significa que quanto mais informações sobre determinado produto, mais chances aumentar as vendas.

Dessa forma, listamos a seguir alguns conceitos que devem ser inseridos na estratégia de conteúdo. Confira!

Branded Content

Ele é a essência da estratégia, focado no conteúdo da marca que é vital para atração de leads. É a partir dele que a relevância das informações é analisada, para saber se é o ideal para o seu público. 

Existem vários meios para isso, principalmente redes sociais, materiais ricos, artigos em blogs, e-mail marketing, entre outros.

Brand Publishing

Nesse caso, é direcionado às tendências do mercado e análise da concorrência, mas só deve ser feito quando sua marca tem autoridade consolidada, uma vez que você terá um plataforma de mídia específica para determinado setor, então dominar o assunto é importante. Vale ressaltar a monetização com eventos, anúncios e assinaturas.

Branded Entertainment

Chegamos no momento de interagir com o público. Esse conceito tem como foco o feedback dos clientes, para aprimorar sua estratégia até que eles se identifiquem com sua marca. O relacionamento e a experiência com o consumidor precisam ser priorizadas para alcançar seu objetivo.

Tendências para ficar atento

Selecionamos os princípios que você precisa ficar de olho para promover o sucesso da sua empresa. Acompanhe!

Conteúdo líquido

Esse conceito é muito buscado pelas empresas, uma vez que ele atrai um grupo de pessoas expressivo ao incentivar seu compartilhamento com outros. É o tipo de conteúdo forte na internet, para isso seja criativo e prático, vá além do esperado. Um exemplo é a Coca-Cola que é um dos cases mais bem sucedidos do marketing.

Comunicação

Segundo um estudo da Vidcon feito em 2019, questões como tecnologia, influência social e colaboração foram apontadas como o futuro da sociedade. Isso demonstra a importância de ter uma voz presente no seu negócio, quem optar por ser passivo, será ultrapassado pela concorrência.

Representatividade

No mesmo estudo, também foi analisado o fato de 62% dos jovens acreditarem que o meio digital ajudou no engajamento de causas sociais, que antes não eram tão disseminadas. A cobrança sobre as grandes marcas está constante e é vital criar uma identidade para representar ao público, com posicionamentos efetivos.

Influência

O modelo ideal do marketing é de recomendação, o famoso “boca a boca”, o resultado disso é ter autoridade no mercado. Certamente, a grande maioria busca recomendações de amigos ou até mesmo na internet, o importante é ter um feedback positivo.

Faixa etária

A geração jovem é dominante no universo da Internet, não apenas como produtores de conteúdo, mas também consumidores. Eles ditam as tendências e o mercado atende. 

Porém, os mais experientes não foram esquecidos, na realidade eles estão se moldando aos novos costumes e desconstruindo o que é considerado “envelhecer”, logo, merecem destaque na mesma medida. 

Tudo dependerá do seu produto ou serviço para analisar qual o nicho ideal, mas saiba que todas as faixas etárias têm potencial para ser um público-alvo.

Autenticidade

O público está cada vez mais exigente, não tem espaço para manipulação, quanto mais verdadeiro e autêntico, melhor para o seu negócio. Seja claro com seus objetivos, não tente modificar o conteúdo do seu produto para algo que não combina com ele, isso só causará desconfiança no cliente.

O storytelling é essencial aqui, com ele você desenvolve informações originais ao público, ele não quer histórias perfeitas, mas sim honestas

Missão e valores

Podemos destacar a brand persona. É necessário criar uma personalidade da sua marca, para que os clientes possam se identificar, e isso será possível a partir de missão e dos valores que você pretende transmitir, ou seja, o propósito da sua marca.

Agora você sabe da importância do marketing de conteúdo e como ele atua a partir das tendências, além de moldar diversos segmentos. A comunicação, representatividade, influência, faixa etária, autenticidade, missão e valores são essenciais nessa jornada.

Se você gostou deste artigo, conheça a Hubify, agência especializada em marketing digital de performance, para acessar outros conteúdos relevantes.

Isadora Toledo

Mineira vivendo em São Paulo, Isadora é bacharela em Publicidade e Propaganda, apaixonada por marketing digital e produção de conteúdo para web. É especialista em Content Marketing e Head de Conteúdo e SEO na Hubify.