Como será o mundo digital daqui para frente ?

Analisando um contexto histórico dos últimos anos, em 2003, vários países do mundo viveram uma pandemia pela SARS. A China teve uma explosão digital, onde, empresas como por exemplo Alibaba cresceram exponencialmente, durante o isolamento de 2003, foi nesse período que o consumidor Chinês foi em massa para o mundo online. Você consegue conhecer um pouco mais da história do Alibaba pelo post do Techmundo.

Como as empresas e o mercado podem ser digitais ?

Com o isolamento social que estamos vivendo atualmente, hábitos e costumes do mercado estão mudando, o consumidor está recorrendo a à meios digitais para resolver algumas de suas tarefas, como por exemplo: Fazer supermercado, aula online e entre outras que antes eram feitas offline, recentemente ouvi um diretor do Grupo Pão Açúcar falar que hoje 01 entre 04 consumidores da rede de supermercados estão comprando online.

De acordo com o money times: “O número de usuários ativos nos aplicativos de suas redes Casas Bahia e Ponto Frio subiram de 8 milhões, em março, para 11,2 milhões no mês passado.”

As empresas precisam estar sempre em contato com seus consumidores, seja no segmento de educação, serviço, comércio, alimentação entre outros.

Muitas lojas trabalhando com o atendimento via whatsapp onde o cliente faz todo o atendimento via mensagem e passa na loja para retirar o produto, ou então restaurantes que antes só trabalhavam com o salão hoje estão vendendo via aplicativos de entregas e os famosos “take away” onde o cliente faz o pedido e passa para retirar.

Isso mostra o comportamento de como empresas estão se adequando a esse novo momento, ao conversar com consumidores é possível entender como é a nova forma de se relacionar com eles. Seja através de uma loja on-line, chats ou qualquer outro canal digital.

On-line e offline 

Com a pandemia, estamos tendo um crescimento da maturidade e confiança dos consumidores com o mundo digital. Isso ocorre na minha opinião pois consumidores que antes tinham resistência em usar o mundo digital para resolver conforme explicamos anteriormente nesse post algumas de suas tarefas diárias hoje estão sendo forçados a fazê-las online pois o isolamento nos impede muitas vezes de ir ao supermercado ou comprar algum item na loja pois ela esta fechada.

Assim, a linha tênue do mundo online e offline vai ficando cada vez mais imperceptível, nos dias de hoje, podemos sair de casa sem carteira pois conseguimos resolver tudo pelo celular, desde, fazer uma transferência, até realizar pagamento em alguma loja utilizando RFID.

As Redes Sociais também estão utilizando esta tendência. Profissionais, como por exemplo de educadores físicos, que estão recorrendo à meios que antes eram pouco explorados para dar aulas através das Lives. Psicólogos estão fazendo atendimentos via videoconferência e esses são apenas alguns exemplos de como profissionais e o mercado de serviços e varejo estão utilizando de ferramentas digitais para quebrarem paradigmas.

Como viver esse novo status quo ?

Minha dica é desapegar de antigos hábitos, testar novas ferramentas,  estar  aberto à  novas experiências de consumo sem nenhum tipo de preconceito. 

Seja você um profissional ou empreendedor, teste e  não tenha medo de ousar e possivelmente errar. O o importante é continuar tentando novas maneiras para ser digital e  mudar antigos padrões, aquele velho ditado “time que está ganhando não se mexe” infelizmente não se encaixa no momento que estamos vivendo, agora, é momento de se mexer e muito rápido para não ficar para trás.

Estamos caminhando para uma era mais digital do que nunca!