Como a Magazine Luiza se tornou um dos maiores exemplos de transformação digital no Brasil

É inegável que, hoje, a Magazine Luiza é uma das maiores empresas de varejo no Brasil, mas nem sempre foi assim. Idêntico a outros negócios, Luiza Helena Trajano começou com uma pequena loja de presentes, mas sempre explorando a tecnologia dentro da empresa. Em 1999, a Magalu criou o primeiro modelo de comércio eletrônico e hoje é referência em e-commerce no país. 

Durante a pandemia da COVID-19 muitas microempresas estão deixando de migrar para o digital por acreditarem que não precisam passar por essa transformação, já que não vendem online. Outras, sentem receio por pensarem que para isso é preciso contar com um time de marketing ou de um grande investimento. 

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender que o principal diferencial das grandes empresas é a inovação e constante busca pela modernização dos processos da empresa de acordo com a tendência de consumo. 

Magazine Luiza um case de sucesso de transformação digital 

Sabemos que a Magazine Luiza está sempre inovando e, consequentemente, em constante crescimento. Os investimentos em tecnologia feitos pela Magalu são uma referência para as empresas que desejam alcançar um bom desempenho e, claro, resultados melhores. 

Sendo assim, separamos algumas das estratégias adotadas pela Magazine que, sem dúvidas, ampliaram suas vantagens competitivas no mercado.

Luiza LABS

O Luiza Labs é um laboratório de tecnologia e inovação da rede e tem como objetivo de trazer uma experiência de compra cada vez melhor e mais benefícios para os clientes. O laboratório é formado por centenas de pessoas responsáveis pelo desenvolvimento de produtos e serviços, com foco no varejo, para otimizar digitalmente os processos da empresa.

Magazine você 

Sempre voltada para inovações tecnológicas, a Magazine Luiza criou o espaço online para incluir parceiros e produtos. O projeto foi lançado em 2016 e desde então pequenos empreendedores podem expor seus produtos no canal da Magalu. Além disso, esse projeto ainda permite que o usuário crie uma loja virtual, com os produtos e o nome da Magazine. Em consequência, o usuário tem direito a comissões sobre as vendas realizadas.  

Proximidade com o cliente e recursos digitais

Uma das características da Magazine Luiza é o calor humano e eles sempre valorizaram ao longo dos desenvolvimentos tecnológicos da empresa. Por isso, o site permite que o comprador faça a sua compra online e retire o produto na loja. Isso permite que o calor humano entre empresa e cliente seja preservado. Além, é claro, da economia de gasto com o frete.

Outra proposta vinda das inovações tecnológicas da Magazine são os recursos digitais para evitar filas de pagamento. O processo de venda foi automatizado e permite que os vendedores façam a venda e realizem o pagamento do cliente, sem que haja a necessidade dele se dirigir ao caixa.

A Lu

Com certeza, você já deve ter ouvido falar na Lu. Ela é uma personagem virtual desenvolvida pela marca para criar aproximação com o público. A Lu está presente em todas as redes sociais e auxilia o usuário tirando dúvidas e dando todo o suporte necessário até a decisão da compra. 

Essa Brand persona da Magazine Luiza emite gostos, opiniões e personalidade própria. Isso gera confiança, credibilidade e relacionamento significativo com o público. 

Hoje a Magalu é a maior empresa de varejo do país e referência e internacional no quesito inovação. Luiza Trajano, fundadora da Magazine Luiza, inspira pequenos e médios empresários, porque assim como eles ela também começou de forma tímida, pequena, mas hoje é uma potência do mercado. 

A Magazine Luiza só é o que é hoje, porque investiu e trabalha a transformação digital e inovações tecnológicas. É fato que uma pequena empresa pode não se tornar uma nova Magalu, mas também é fato que é indispensável acompanhar a transformação digital.

Gostou deste conteúdo? Então venha conferir o nosso post sobre presença digital – como começar a construir