COM O INSTAGRAM, VALE A PENA INVESTIR EM OUTROS CANAIS DE COMUNICAÇÃO?

Com as mudanças e atualizações do Instagram visando oferecer mais ferramentas de vendas para as marcas, diversos empreendedores focam somente nessa rede social e muitas vezes nem sabem se ela realmente é a ideal para o seu negócio

Por isso, no post de hoje vamos te mostrar algumas vantagens de ter outros canais de comunicação e quais podem ser os melhores para o seu tipo de negócio.

VANTAGENS DE TER VÁRIOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Como o Google é a maior plataforma de pesquisa do mundo, estar presente nele é fundamental para que as pessoas interessadas no nicho de mercado em que o seu produto ou serviço pertence, te encontrem ao realizar uma busca. 

Além disso, investir em outros canais também vai te ajudar a:

– Melhorar a comunicação com o cliente;

– Expandir a presença da sua marca;

– Mostrar credibilidade;

– Facilitar o seu conhecimento sobre o comportamento do seu público;

– Conseguir estar presente em todas as etapas do funil de vendas;

Então, já que agora você entende sobre a importância de ter outros meios para se comunicar mesmo utilizando o Instagram, a próxima etapa é descobrir quais são os melhores recursos para o seu negócio. Aliás, semana que vem vai ter um post exclusivo sobre jornada de compra e funil de vendas, temos certeza que irá solucionar todas as suas dúvidas sobre este assunto.

PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL:

Como falamos anteriormente, uma das vantagens de ter vários canais de comunicação é estar presente em diferentes etapas do seu funil de vendas. Assim, você consegue conversar com o seu público da melhor maneira em cada fase até chegar a compra. 

Por isso, as plataformas certas para você podem variar de acordo com cada etapa, mercado, público e o funcionamento da sua empresa. Você pode descobrir quais são as ideais para o seu negócio estudando o nicho em que está inserido, mas os principais canais de comunicação para cada etapa do funil de vendas são:

TOPO DO FUNIL:

Redes sociais

As redes sociais são ótimas para se relacionar com o público de forma rápida e íntima. Por isso, elas estão na primeira fase do funil, que é a atração. Aqui o visitante está descobrindo, conhecendo e aprendendo sobre sua dor. 

Porém, as redes sociais podem te impedir de abordar assuntos mais prolongados e te limitar em funções que outros canais possuem. (Você pode ler mais sobre investir em site ou redes sociais clicando aqui).

MEIO DO FUNIL:

Blog

Produzir textos para blog é uma ótima alternativa de oferecer conteúdos extensos que muitas vezes são limitados nas redes sociais. No meio do funil as pessoas já conhecem o seu problema mas estão procurando saber mais informações. Com o blog você pode disponibilizar conteúdos completos sem medo de estar exagerando, afinal, o público que acessa já está preparado para uma leitura longa sobre o assunto abordado. 

Podcast

O mesmo funciona para o podcast. Ele cresceu bastante entre 2019 e 2020 por ser uma maneira fácil de consumir conteúdos de qualidade, já que pode ser escutado de onde estiver e sem ter que parar de realizar algumas tarefas do dia a dia.

Email marketing

Com o email marketing você consegue alcançar o seu público direcionando o conteúdo que cada um vai receber, desenvolve uma comunicação personalizada, faz experimentos e pode acompanhar suas métricas. 

FUNDO DO FUNIL:

Site

Aqui no fundo do funil o cliente já sabe que vai comprar, então agora é a hora de mostrar que o seu produto ou serviço é o que eles precisam. E como já falamos no post “Entenda por que é importante ter um site profissional”, o site é indispensável para a sua empresa. Tenha em mente que os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso, eles pesquisam mais antes de finalizar a compra para terem certeza de que estão fazendo um bom negócio. 

Aplicativos

Os aplicativos podem ser uma boa opção para complementar o seu site. Com esta ferramenta é possível mandar notificações para os seus clientes quando surgir alguma novidade, oferecer bonificações exclusivas, otimizar o processo de compra e proporcionar um serviço personalizado da empresa direto para o celular do consumidor. 

CONCLUSÃO

Claro que existem outras plataformas digitais mas neste post separamos as que serão mais utilizadas no ano de 2021 e podem ser úteis para você. É importante reforçar que para saber em qual canal investir deve pesquisar o seu mercado, estudar o comportamento do público nele e assim, executar as estratégias certas em seu negócio. 

E você, qual canal de comunicação pretende investir?