Chatbot: O que é e por que o seu negócio precisa ter

Por meio de um dos recursos da inteligência artificial, o chatbot é um software capaz de conversar com seu cliente e extrair informações relevantes de forma rápida, prática e eficaz, no qual uma espécie de robô faz esse serviço para você.

Pelo fato de ser um mecanismo otimizado e de baixo custo, o seu uso aumentou consideravelmente durante 2020, em que a pandemia da Covid-19 fez as vendas online aumentaram e, para acelerar o processo de comunicação, muitos sites e aplicativos se adaptaram a essa ferramenta. 

Entenda a função do chatbot

Fundamentado em um agrupamento de regras, os chatbots são programados para responder e compreender a certo número de frases e perguntas que são planejadas durante a sua criação. Assim, o personagem criado para interagir com seus clientes, segue determinado padrão de conversa e linguagem. 
Porém, aqueles que são baseados em inteligência artificial mais avançada, são inspirados no cérebro humano, ou seja, possui uma rede neural em que quanto mais se comunica com o usuário, maior se torna o seu repertório e conhecimento pelo seu cliente, como no caso da Siri e da Alexa.

As vantagens do chatbot

– Marca consultas nas agendas online;

– Inicia atendimentos;

– Explora diferentes estágios do funil;

– Vende pelo chat;

– Está disponível 24 horas por dia durante todos os dias da semana;

– Baixo custo;

– Rápido atendimento;

–  Facilita na alta demanda;

– Ajuda a tirar dúvidas frequentes e rápidas perguntas;

– Fideliza clientes;

– Várias possibilidades de uso;

O que é preciso saber antes de criar um bot

Entenda o objetivo 

A primeira coisa necessária a se fazer é entender qual o objetivo dele. Por isso, liste tudo que você quer que ele tenha, para que ele vai te ajudar e por que você precisa dele. Assim não terá erro na hora de sua criação. 

Faça testes

De início será difícil, mas é fundamental que você tenha paciência e vá testando devagar até que consiga atingir o objetivo desejado.

Saiba qual plataforma ele será aplicado

Escolha com cautela o canal que ele será utilizado. Cada lugar e público alvo tem objetivos e linguagens diferentes. Não esqueça do seu foco e o que o seu cliente precisa.  

Viu só? Esse recurso é uma ótima alternativa para empresas de diversos setores. Que tal aderir ao seu negócio também? 

Se você gostou deste post, confira nosso outro post sobre conexão de valor: por que você deve humanizar sua marca.