BBB 20: MANU GAVASSI E SUA BRILHANTE ESTRATÉGIA TRANSMÍDIA

O BBB 20 surpreendeu o público e quebrou recordes nunca vistos em nenhuma outra edição. Mesclando famosos e anônimos a edição começou trazendo um muro, separando os participantes da casa entre os grupos Pipoca, composto por ‘anônimos’, e Camarote, composto por famosos, mas logo esse muro desapareceu, dando início a uma edição nunca vista antes. 

Essa de fato foi uma edição histórica, levantando assuntos relevantes da nossa sociedade, contando com record de audiência e record de votos que rendeu à Globo o título no  Guinness World Records de maior quantidade de votos em programa de televisão, totalizado 1532 944 337 bilhões de votos.

Mas o que mais chamou atenção dos marketeiros de plantão foi a estratégia de transmídia trazida por Manu Gavassi, Com o planejamento feito  por Manu e sua equipe, a cantora passou a ser acompanhada pelos seus seguidores 24 horas por dia na TV e em todas as redes sociais.

Mas, afinal o que é o transmídia ?  Dennis Altermann no site Midiatismo nos explica bem.  

“ transmedia, que também vem do inglês, significa “além da mídia,” ou seja, o conteúdo sobressai a mídia. Na prática, significa que as diferentes mídias (os meios) irão transmitir diferentes conteúdos (as mensagens) para o público (o receptor), mas de forma que os diferentes meios se complementam. Se o receptor utilizar apenas um dos meios, vai ter apenas a mensagem parcial.”

Manu ingressou no BBB com 4,4 milhões de seguidores e hoje conta com mais de 12 milhões. Nunca na história do reality alguém casou tão bem a estratégia  fazendo com que  o transmídia fizesse tanto sentido. Manu conseguiu fazer com que seu público aproveitasse o melhor do seu conteúdo digital para complementam a sua mensagem dentro da casa.

No instagram: Fez com que seu público acompanhasse uma série de vídeos intitulados de Garota Errada, com postagens pensadas do início ao fim do programa.

Spotify: Lançou 2 novas músicas que ficou entre as mais tocadas. 

YouTube: Lançou seu clipe Audio de desculpas.

Não há dúvidas que além de desempenhar uma incrível estratégia de branding, Manu e sua equipe fizeram a Transmídia acontecer de maneira exemplar, fazendo com que o público que não consumiam conteúdos da TV  migrassem para as telinhas e ainda sim consumissem todos os seus conteúdos disponíveis no digital. Engajando e encantando o público com sua presença on e offline. E você, o que achou da estratégia da Manu ou de outros participantes da casa ?