Afinal, o que é persona e para que serve?

Uma vez que a forma de consumo tem se modificado ao longo do tempo, clientes se tornaram ainda mais exigentes ao realizar suas compras. Novas estratégias têm sido desenvolvidas a fim de obter melhores resultados e tendo isso em vista, nasce o conceito de persona.
Mas muitos ainda se perguntam o que é persona? e para que serve uma persona ?
Se você está no time das pessoas que não fazem ideia do que é uma persona, esse post tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas.

O que é uma persona?

Persona nada mais é que a criação de personagens semi fictícios que representam clientes ideias. A criação da persona se baseia em dados reais com características como: idade; cargo; nível de escolaridade; lugares que frequenta; redes sociais que mais utiliza. Também é realizada a criação de histórias pessoais, com os objetivos, interesses, motivações e dificuldades do potencial cliente.

Para que serve uma persona?

Uma vez criada a persona a empresa é capaz de entender seu cliente mais a fundo e assim criar uma estratégia de Marketing eficiente. A comunicação e linguagem serão mais assertivas e claras; os conteúdos produzidos serão coerentes com as dores, assim agregando valor ao serviço ou produto oferecido e aumentam as chances de conversão.

Como podemos observar, conhecer sua persona é imprescindível para o sucesso da sua empresa.

Como criar sua persona?

No processo de criação da persona da sua empresa, é preciso que se atente ao mínimos detalhes, pois cada peculiaridade sobre sua empresa, produto e serviço podem ser importantes para a finalidade que é desenvolver um personagem a partir de características que se encaixe e descreva ao máximo o público que consome seu produto ou serviço.

Tendo o público – alvo definido e de acordo com dados atrelados às motivações e problemas que levam seu público a consumir o seu produto, você responderá uma série de perguntas que ajudaram a chegar na sua persona. São elas :

Qual a faixa etária mais comum?
Qual o sexo da maioria do meu público?
Qual o ramo profissional?
Quais as principais dificuldades?
Quais seus Hobbies?
Quais as motivações?
Quais os interesses?
De que maneira minha empresa ajudar essa pessoa?
Quais tipos de assunto ele se interessa?
Qual seu nível de escolaridade e instrução?
Que tipos de conteúdo ele consome e em quais canais?

Essas perguntas te ajudaram a enxergar o perfil de cliente ideal da empresa, e o ajudaram a definir estratégias de marketing digital, tom de voz e até mesmo que tipo de interação ter com o público, uma vez que você sabe o que o atrai.
Após definir as personas, sua empresa estará mais bem preparada para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes, Podendo criar estratégias de relacionamento e automação de marketing baseada na jornada de compra dessas personas.


Agora que você sabe o quanto uma persona bem construída pode direcionar a sua empresa ter ações mais assertivas com o público-alvo, conta pra gente, a sua empresa ou negócio,por menor que seja, já tem a persona definida?